Eis uma data do ano que não me agrada muito. Bem, sabemos que sou uma pessoa que não costuma muito curtir a vida em festas e coisas do tipo, pois isso não faz o meu tipo, mas tudo bem. Há sempre quem goste, não é mesmo?
Curtindo isso ou não, hoje vemos falar um “pouquinho” sobre esta data que demarca o início do ano “útil” aqui no Brasil. Se formos olhar pelas suas origens, vemos que, por definição:
Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do Carnaval, havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Vemos no Rio de Janeiro, a criação e a exportação de um estilo de fazer Carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
Bom, até aí vemos bastante sobre como tecnicamente tudo começou e como se desenvolveu, até os dias de hoje. Mas, veremos logo abaixo em sua essência o que realmente esta “festa” queria dizer em suas práticas e o porquê do seu surgimento:
A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.
Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma.
Agora, não preciso dizer mais nada do por que de preferir não em render a estas festas, não é mesmo?
Nessa semana, o que se via em jornais, programas de televisão, redes sociais e notícias pela internet era apenas: festa, curtição, folia, extravagância, prazeres, ou seja, tudo o que poderia ser feito sem se pensar no dia de amanhã. Sem dúvida, sempre existem pessoas prudentes, mesmo curtindo a “festa” se preservam e cuidam da própria saúde, mas outras não. Também vemos por outros lados as brigas, confusões, locais de desfiles q foram mal preparados para abrigar os foliões, o que causou sentimentos de revolta, pessoas que infelizmente, não puderam voltar para casa também, devida acidentes nas estradas causados por pessoas que não mediram consequências dos seus atos (obs: não apenas por ser Carnaval, em outras datas e feriados este último tópico costuma ainda a acontecer sempre, independente da ocasião).
Outra coisa que me deixou pensativa sobre o Carnaval deste ano, é que a data escolhida pelas contas das festividades de cada ano me deixou um tanto intrigada... neste dia (08/03/2011), comemoramos o dia Internacional da Mulher, esta, que costuma ser um tanto exposta excessivamente em sua nudez nessa data, não reconhecendo as vezes o valor que estas mulheres tem na sociedade, valorizando apenas sua bela aparência e não seu real valor em sua essência.
Bom, às pessoas que conseguiram ler este artigo até o final: lembro-vos que este artigo não teve a intenção de ser uma crítica mal intencionada; apenas usei estes recursos para expor a vocês um pouco sobre o que penso sobre esta data e também de vos lembrar de que nem tudo nessa vida é folia, e tudo o que vemos hoje teve um começo, e é sempre bom saber quando e como foi este começo. Como é a intenção de lhes escrever, espero que este artigo tenha sido útil para você de alguma forma.
Beijos a todos ;D
*a definição de Carnaval usada à cima, foi retirada do site Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval